Pesquisa realizada pelo Sebrae em todo o país mostrou que,
nos últimos três anos, os pequenos negócios no Brasil apostaram na
informatização e na utilização de novas ferramentas digitais, em especial, nas
redes sociais. Atualmente, 72% dos pequenos negócios já utilizam o WhatsApp
para se comunicar com clientes e 40% possuem perfil no Facebook. A pesquisa
“Transformação Digital nas MPE” avaliou como o setor está envolvido no processo
de mudança para a era digital, confirmando o crescimento do grau de informatização
das empresas de micro e pequeno porte. O aplicativo WhatsApp e a rede social
Facebook são as ferramentas mais usadas pelas MPE na divulgação de produtos e
serviços. Esses dois recursos também são aproveitados para estreitar o
relacionamento com os clientes e ampliar vendas.
Atento à essa realidade, o Sebrae está oferecendo aos
Microempreendedores Individuais (MEI) e aos empresários de Micro e Pequenas
Empresas um curso para ampliar conhecimentos de gestão e relacionamento com
clientes, minimizando riscos e aproveitando oportunidades nas redes sociais. O
curso aborda diversos temas, como, por exemplo, as principais características
das redes sociais e como realizar um planejamento necessário para inserir, de
modo efetivo, o pequeno negócio na internet.
Além disso, a capacitação contém aulas sobre como
identificar os desafios e as vantagens que a integração às Redes Sociais pode
trazer à pequena empresa, com foco no planejamento como aliado na prevenção de
riscos e como tornar-se capaz de introduzir as ferramentas de comunicação e
interação da Web 2.0 no empreendimento. O curso também ajuda a analisar a
viabilidade destas ferramentas para o seu negócio. O curso, que é gratuito, tem
duração de 3 horas e deve ser concluído em até 15 dias. As inscrições podem ser
feitas na página do Sebrae. Clique no link para
acessar. (Redação SEBRAE).