A Secretaria da Educação do Estado reabre, nesta
sexta-feira (5/1), às 10h, as inscrições online para o curso “Uso Pedagógico de
Tecnologias Educacionais”, destinado a professores e coordenadores pedagógicos
dos Ensino Fundamental e Médio da rede estadual de ensino. Desenvolvido na
modalidade de Educação à Distância (EAD), os educadores têm até 15 de janeiro,
às 23h59, exclusivamente no endereço
www.sec.ba.gov.br/inscricaoeventos/app/eventoInternet.asp, para efetuar a
inscrição e garantir a vaga. O curso será iniciado no dia 1° de fevereiro de
2018.
O curso é mais uma ação estratégica do Estado para
fortalecer o eixo pedagógico das escolas, valorizando a carreira dos
educadores, pois os participantes concluintes do curso terão um ganho médio de
14% em seus vencimentos até maio de 2019. Quem se inscreveu na primeira etapa
já recebeu o pagamento de 6% sobre o vencimento básico dos educadores em
dezembro de 2017, referente à primeira promoção. Quem se inscrever nesta nova
etapa deverá receber estes 6% em janeiro. O valor da segunda promoção será
antecipado em setembro de 2018. As promoções estão condicionadas à inscrição e
à frequência dos professores e coordenadores na capacitação, dividido em dois módulos.
Sobre o curso - O curso tem como objetivo tornar
evidente na prática pedagógica da rede pública estadual de ensino a natureza
transformadora das tecnologias educacionais, seja na vertente operacional ou na
humanizadora, no processo de ensino e aprendizagem nas diversas áreas do
conhecimento. As aulas serão realizadas fazendo uso de uma estrutura
tecnológica e metodológica que possibilitará aos professores e coordenadores
pedagógicos acessá-lo por meio de ambiente virtual de aprendizagem, através do
site www.sec.ufba.br. Para o acesso, o educador deverá fazer uso do nome de
usuário e senha, fornecidos através do e-mail informado no ato da inscrição.
O curso terá a carga horária integral de 120 h e será
constituído de dois módulos de 60h cada. O primeiro terá três etapas divididas
em: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a comunicação
e coleta de dados (25 h); TDIC para Comunicação, Produção e Colaboração (25 h);
e Avaliação do Módulo (10 h). O segundo módulo também terá três etapas
divididos em: TDIC para Organização e Criação (25 h); Ambientes Virtuais de
Aprendizagem (25 h); e Avaliação do Módulo (10 h). Para a conclusão do curso
“Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais” serão exigidos o aproveitamento
com média 6,0 e a frequência mínima de 75% da carga horária total do curso. (ASCOM
- Secretaria da Educação do Estado da Bahia, foto: Daniel Thame).